Statement of Purpose (SOP)

Gustavo Cid (@_cgustavo)

Índice

Aqui estão todas as partes do guia, que você pode ler em qualquer ordem:

O Statement of Purpose (SOP) - às vezes também chamado de Personal Statement ou Motivation Letter - pode ser visto como uma espécie de carta de motivação para o mestrado no exterior. Nesse documento, você tem a oportunidade de realmente ter uma voz e demonstrar seus interesses, indo além das informações do seu histórico e das outras seções mais objetivas da aplicação.

Em um bom SOP, fica clara a conexão entre a sua motivação em seguir se aprofundando e a sua trajetória. Além disso, é desejável colocar o programa em questão como o seu próximo passo e mostrar que, para chegar onde você quer chegar, você precisa fazer o mestrado lá, especificamente.

Eu sei, parece um pouco desafiador, mas você precisa saber se vender. Você precisa convencer o comitê de admissões a te aceitar e, para isso, você tem que saber apresentar os seus principais pontos fortes. 

Você deve escrever um SOP por universidade?

No início deste guia, falei sobre como lidar com a aleatoriedade intrínseca ao processo de aplicação: aplicando para vários programas. O SOP é uma carta em que você deve tentar convencer o comitê daquele programa específico de que você é um forte candidato. Logo, para ser convincente, acredito que você deva sim escrever um SOP por universidade.

Parece loucura escrever um SOP por universidade, ainda mais quando recomendei que você aplicasse para algo em torno de 10 universidades. O lado positivo dessa história é que você não precisa reescrever tudo do zero. Boa parte do SOP diz a respeito de você e seus interesses e não a respeito do programa de mestrado específico.

O que eu fiz foi escrever um SOP geral, o qual era copiado e editado de acordo com o programa para o qual estava aplicando. Assim, só precisava editar alguns parágrafos, isto é, os parágrafos em que eu mencionava especificamente do programa em questão. 

Você pode (e deve) também pensar um pouco a respeito das principais características de cada programa que você está aplicando. Você pode enfatizar mais ou menos alguns pontos da sua trajetória de acordo com o que o programa espera de um candidato. Por exemplo, se todos os professores de determinado programa fazem pesquisa na área X, tente conectar o que você fez ao longo da sua graduação com tal área.

Pontos principais do SOP

O SOP de cada candidato é diferente, uma vez que cada um percorreu um caminho distinto ao longo da graduação. Porém, nesta seção eu indico alguns pontos que você deve refletir a respeito para comentar no seu SOP. Seria interessante que você tocasse em todos os pontos a seguir ao longo do seu texto (não necessariamente nessa ordem).

  1. O que te motiva a querer continuar estudando e fazer o mestrado?

  2. Qual área dentro do seu curso você deseja se especializar (por exemplo, para Engenharia Elétrica, algumas das áreas seriam potência, eletrônica, controle, comunicações, etc.)?

  3. De forma geral, o que te atrai nessa área? Não precisa ser ultra-específico se você não tiver certeza.

  4. Qual é a sua preparação para se especializar nessa área? Sua trajetória: matérias, projetos de pesquisa, estágios e monitorias relacionadas.

  5. Quais são seus planos para o futuro e por que o mestrado te ajuda a chegar lá?

  6. O que o programa almejado tem de atrativo para você, isto é, por que você quer estudar nesse lugar especificamente

Esses são os pontos que considero serem fundamentais de serem respondidos ao longo do seu SOP.

Alguns programas contém em seus sites os pontos que eles esperam que sejam respondidos. Vale a pena conferir se esse é o seu caso e acrescentar os pontos específicos.

Escrevendo o SOP

O primeiro ponto a ser comentado diz a respeito de quando começar a escrever o SOP para aplicar para o mestrado no exterior. Eu recomendo começar a escrever o SOP nas férias do meio do ano (aproximadamente em julho) do ano que você vai aplicar. Você não precisa escrever tudo de uma vez, mas como a escrita do SOP exige um nível elevado de reflexão, acredito que começar a escrever cedo seja ideal, porque você vai ter bastante tempo para polir o seu texto até chegar à versão final que você vai submeter para as universidades perto do final do ano. Além disso, a maior parte dos resultados que você vai descrever e sua trajetória da graduação já foram traçados até esse momento do ano. Pode até ser que você consiga fazer coisas relevantes depois de julho, mas não é nada que exija uma mudança drástica da estrutura do seu SOP. 

Agora que já definimos quando começar, passo para como escrever um bom SOP.

Passo 1: Responder às perguntas

Comece respondendo às perguntas da seção "Pontos principais do SOP", com exceção da pergunta número 6. Se você tiver esses pontos bem claros em mente, vai ser muito mais fácil de escrever um bom SOP.

Não precisa responder com um texto coeso, você pode simplesmente ir escrevendo o que vier na cabeça. Além disso, você não precisa responder a todas as perguntas no mesmo dia.

O processo de reflexão sobre as perguntas pode se beneficiar muito do "modo difuso" de pensamento. Isso quer dizer que não adianta ficar focado, concentrado em elaborar boas respostas. Você precisa sim de um momento de foco inicial, mas depois de um tempo, quando você começar a estagnar, vá fazer alguma atividade que não tenha relação nenhuma com o processo de aplicação. Vá fazer alguma atividade física, ler um livro, assistir a um filme, saia para se distrair. As boas ideias virão nos momentos mais inesperados.

(Se você quiser saber mais sobre os modos "focado" e "difuso" de pensamento, recomendo o livro "A Mind For Numbers: How to Excel at Math and Science (Even If You Flunked Algebra)" de Barbara Oakley ou sua versão em português. O livro fala de muitas outras ideias relacionadas ao nosso processo de aprendizagem, então o recomendo fortemente para quem quer realmente "aprender a aprender". Este é outro dos livros que tive a sorte de ler quando estava nos primeiros semestres da graduação.)

Quando você tiver uma ideia relativamente clara sobre a resposta de todas as perguntas, você pode ir para o próximo passo.

Passo 2: Brainstorming das suas atividades com ênfase nos resultados

Agora, recomendo que você faça um brainstorming de tudo que você fez ao longo da graduação que você acredite ser relevante para o programa de mestrado almejado.

Escreva a respeito das matérias que fizeram você ter interesse em determinada área, a respeito dos projetos de pesquisa e estágios, o que você aprendeu, quais foram os principais resultados de cada um, a respeito do que você quer alcançar no futuro, quais são as ferramentas necessárias para chegar lá. Desenhe setas conectando cada um dos pontos e pense em qual a relação entre eles. Eu sei que, na maioria das vezes, nem tudo o que fazemos tem um porquê, mas tente entender melhor a sua trajetória, recriando o que você pensou e o que te levou a tomar algumas dessas decisões. 

Tenha sempre em mente a imagem de um membro do comitê de admissões lendo o seu SOP com um marca texto na mão. Imagine que ele está lendo o seu SOP à procura de pontos que o convençam a recomendar a sua aceitação para o programa, os quais ele vai grifar.

Dessa forma, escreva um bom texto, mas sempre focando em resultados concretos. Se estiver falando de algumas matérias nas quais você foi muito bem, enfatize que você tirou a maior nota da turma ou ficou entre os primeiros. Se estiver falando de um projeto de pesquisa, fale a respeito das publicações das quais você foi co-autor ou o autor principal. Se não houver publicações, elabore sobre sua apresentação final ou algum prêmio que o seu projeto tenha recebido. Seja objetivo nos resultados e não tenha vergonha. Não seja arrogante, mas mostre que o que você fez foi significativo.

Dessa forma, com a mentalidade orientada a resultados, escreva no papel que você fez o brainstorming, os principais resultados de cada experiência.

Acredito que agora você já tenha as informações para escrever a parte mais pessoal do seu SOP, a qual descreve sua trajetória e sua motivação para o mestrado. 

Passo 3: Entender o seu programa

As outras informações que compõem o SOP dizem a respeito do programa de mestrado de interesse. Agora é a hora de responder à pergunta número 6 da seção "Pontos principais do SOP". Entre nos sites dos departamentos e entenda a fundo a estrutura do programa.

Anote os pontos que te atraem (o mestrado lá tem muita pesquisa? Muitas matérias? Você tem flexibilidade para escolher as matérias e os projetos ou isso é determinado pela universidade?). Leia também as páginas dos grupos de pesquisa. Anote o nome dos grupos e dos professores que te interessam e saiba justificar.

Pode ser interessante ler rapidamente alguns artigos publicados recentemente pelos grupos de seu interesse. Não precisa ler tudo e nem se preocupar em entender a fundo os papers. Esse exercício serve apenas para te dar uma visão geral do que é feito lá. 

Passo 4: Escrever a primeira versão

Com todas essas informações em mãos, acredito que você esteja preparado para escrever uma primeira versão do seu SOP.

Vou sugerir o formato que eu segui para escrever o meu SOP e sei também de alguns amigos que seguiram o mesmo formato e obtiveram bons resultados. Fique a vontade para seguir essa estrutura ou para personalizá-la de acordo com o que achar mais relevante.

Um bom SOP tem aproximadamente uma página e meia, diria que em torno de 1500 palavras. Evite ao máximo escrever mais que duas páginas (pessoalmente, acredito que duas páginas já seja demais).

1˚ Parágrafo: motivação geral para os seus estudos e área de interesse. Pode até ser um pouco filosófico e falar da sua motivação para a vida, caso isso tenha influenciado na sua escolha de área.

2˚ Parágrafo: o que despertou seu interesse por aquela área. Foi uma matéria? Foi um projeto de pesquisa ou palestra? Você sempre soube que queria seguir aquela área? O que que te atraiu e por que você gosta daquilo?

3˚ Parágrafo: mencione que o seu próximo passo é o mestrado na universidade X e que sua trajetória te preparou e moldou para aquele momento, como será descrito nos próximos parágrafos.

4˚ - 8˚ Parágrafos: descreva os pontos mais relevantes da sua trajetória, sempre enfatizando os resultados. Tente escrever de forma coesa e demonstrando fatos relevantes para o mestrado. Não é para falar de tudo que você já fez na vida nem simplesmente copiar o seu CV. Mostre a visão dos bastidores e conecte cada uma das suas decisões. A quantidade de parágrafos aqui é um pouco arbitrária, você deve colocar de acordo com a quantidade de experiências que você teve, sempre lembrando do limite de páginas/palavras do documento completo.

9˚ Parágrafo: conecte o que você fez com o programa de interesse. Fale o que no programa te atrai. Fique a vontade para citar nome de professores do departamento ou mencionar grupos de pesquisa que desenvolvem projetos alinhados com os seus interesses. Pesquise bastante suas universidades de interesse. Nesse parágrafo, você deve mostrar que fez o seu dever de casa e sabe do que você está falando.

10˚ Parágrafo: conclusão. Fale a respeito dos seus planos futuros e de como o mestrado te ajuda a chegar lá. Você quer trabalhar com o que? Quer empreender? Fazer o PhD? Seja o que for, seja convincente de que o mestrado é um passo fundamental em direção aos seus objetivos de longo prazo.

Se você quiser ver um exemplo de SOP que enviei quando apliquei para o mestrado, inscreva-se na newsletter. Se você já está inscrito, confira o último email que enviei para baixar os arquivos.

Passo 5: Revisar, revisar e revisar

Com uma primeira versão do SOP em mãos, os próximos passos são revisar, revisar e revisar. É impressionante como o processo de revisão melhora o seu texto. Releia o SOP de tempos em tempos e modifique o que você achar relevante. Peça para alguns amigos lerem também, eles podem te indicar pontos que não ficaram tão claros e que podem ser melhorados.

Resumo

  • O Statement of Purpose (SOP) é uma espécie de carta de motivação para o programa de mestrado.

  • Por meio do SOP, você deve conectar os pontos da sua trajetória com o programa de mestrado e mostrar que para você atingir os seus objetivos futuros, você precisa passar pelo programa de mestrado.

  • Você deve escrever um SOP para cada universidade que você aplicar. Porém, você não precisa reescrevê-lo do zero. Você só precisa alterar alguns poucos parágrafos, que mencionam o programa de interesse.

  • Recomendo que você comece a escrever o seu SOP nas férias do meio do ano (em julho) do ano que você vai aplicar para o mestrado.

  • Siga os passos recomendados para ter boas ideias de como escrever um bom SOP. Esse processo demanda tempo e exige que você trabalhe nos modos "focado" e "difuso" de pensamento.

  • Revise o seu SOP várias vezes. É impressionante o tanto que o seu texto melhora a medida que você revisa.



Próxima parte: Proficiência em inglês: a prova do TOEFL iBT

Continuar →